Investigar a prática - olhares académicos

07/03/2023 - IATED





14/09/2021

A necessidade aguça o engenho: novas parcerias e possibilidades 
na dinamização do projeto Aulas à la Carte por videoconferência

Luciana Pereira de Brito
Centro de Investigação em Educação





No Challenges 2021 - 
XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação



21/09/2019

O Projeto Aulas à la Carte: flexibilizar para promover a mudança

Luciana Pereira de Brito
Centro de Investigação em Educação

A implementação consistente do Decreto-Lei 55/2018 implicará, em muitas escolas, na mudança de práticas enraizadas de ensino e avaliação de muitos professores. Caberá assim às lideranças escolares enfrentar as resistências a essas mudanças com uma estratégia intencional de supervisão pedagógica, através, por exemplo, da dinamização e apoio a projetos de experimentação controlada de práticas pedagógicas inovadoras e que se mostrem facilitadoras do desenvolvimento das competências do perfil do aluno para o século XXI.
Esta comunicação apresenta o projeto Aulas à la Carte da Escola Básica de António Feijó, centrando-se num primeiro momento nas suas características enquanto atividade escolar inovadora e promotora do gosto pelo conhecimento, respeito pela diferença e liberdade de escolha dos alunos. Para além de dados relativos à participação e envolvimento dos professores e alunos participantes na 1ª edição, dados esses já apresentados em comunicação no Encontro “Ensinar e Aprender com Criatividade” que decorreu este ano na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, serão ainda apontadas as diversas reações dos professores participantes e a mudanças por eles sugeridas para a próxima edição, no sentido de mais e melhores Aulas à la Carte.







04/07/2018

Promover a criatividade no ensino: Projeto Aulas à la Carte 

Luciana Pereira de Brito | Centro de Investigação em Educação

RESUMO: O atual normativo que preconiza a autonomia e flexibilidade curricular sugere que se deva garantir na ação educativa a diversidade das estratégias de ensino e aprendizagem, e fomentar não só a participação democrática dos alunos mas também o seu envolvimento no desenho de opções curriculares. A implementação de tais princípios é facilitada com o estímulo e apoio das lideranças escolares à criação de programas, projetos e atividades que permitam aos professores realizar trabalho colaborativo, renovar os repertórios de práticas e desenvolver as competências – nomeadamente a criatividade – para assim realizarem a mudança necessária e proporcionarem aos alunos as experiências de aprendizagem universalmente pretendidas: transversais, enriquecedoras e significativas. A conceção do projeto “Aulas à la Carte” assentou nesses pressupostos, pretendendo ainda a eliminação de algumas barreiras à criatividade docente. Concretiza-se com a criação de um momento pontual (uma unidade de tempo letiva) onde os alunos podem escolher a aula a que pretendem assistir, atendendo às disponibilizadas num menu elaborado por professores da escola. Os professores envolvidos devem conceber as aulas do menu sobre temas de complemento curricular (extensões, curiosidades, etc.), podendo dar azo à criatividade e experimentar estratégias que entendam que resultam na motivação dos alunos para a aprendizagem. A implementação do projeto constituiu-se na 1.ª ação de um 1.º ciclo de investigação-ação, metodologia adequada à resolução criativa e colaborativa de problemas no contexto profissional. Envolveu na sua 1.ª edição 43 professores, 2 psicólogos do Serviço de Psicologia e Orientação e cerca de 900 alunos do 2.º e 3.º ciclos. Esta comunicação apresenta um resumo das ações e resultados preliminares do estudo, tendo-se registado através das características das aulas propostas a emergência espontânea da colaboração entre docentes e de novas práticas de ensino, como por exemplo o estabelecimento de conexões através da criação de espaços de articulação curricular, aulas de campo, atividades em grupo e envolvendo temas/recursos/produtos mais próximos dos interesses dos alunos. Os professores participantes avaliaram positivamente as aulas que dinamizaram e o projeto de uma forma global, registando-se um número elevado de sugestões de maior frequência de implementação de “Aulas à la Carte” em cada ano letivo. Encontrando-se ainda em curso a recolha de dados junto dos alunos, uma análise inicial permite concluir que a atividade teve um impacto geral positivo.

Ver Poster